1-(IELUSC) Texto para
próxima questão.
Tinham deixado os caminhos, cheios de
espinho e seixos, fazia horas que pisavam a margem do rio, a lama seca e
rachada que escaldava os pés [...]
[Sinha Vitória] distraiu-se olhando os
xiquexiques e os mandacarus que avultavam na campina. Um mormaço levanta-se da
terra queimada.
Estremeceu, lembrando-se da seca, o
rosto moreno desbotou, os olhos pretos arregalaram-se (Graciliano Ramos, Vidas
Secas).
Assinale a alternativa INCORRETA:
a) Apesar de as
personagens da história viverem no sertão nordestino, boa parte da trama se
passa em São Paulo, que é o destino da maioria dos retirantes.
b) Focaliza uma família de retirantes
que vive numa espécie de mudez introspectiva, em precárias condições físicas e
num estado degradante de condição humana.
c) O autor descreve a realidade a partir
da visão amarga do sertanejo, associando a psicologia das personagens com as
condições naturais e sociais em que estão inseridas.
d) É um romance desmontável, tendo em
vista sua composição descontínua, feita de episódios relativamente
independentes e sequências parcialmente truncadas.
e) Algumas das personagens são: Sinha
Vitória, Fabiano, Baleia, Soldado Amarelo.
2-(Puc) Leia o trecho abaixo e responda:
“O mulungu do bebedouro cobria-se de
arribações. Mau sinal, provavelmente o sertão ia pegar fogo. Vinham em bandos,
arranchavam-se nas árvores da beira do rio, descansavam, bebiam e, como em
redor não havia comida, seguiam viagem para o Sul. O casal agoniado sonhava
desgraças. O sol chupava os poços, e aquelas excomungadas levavam o resto da
água, queriam matar o gado. (…) Alguns dias antes estava sossegado, preparando
látegos, consertando cercas. De repente, um risco no céu, outros riscos,
milhares de riscos juntos, nuvens, o medonho rumor de asas a anunciar
destruição. Ele já andava meio desconfiado vendo as fontes minguarem. E
olhava com desgosto a brancura das manhãs longas e a vermelhidão das tardes
(…)” (Vida Secas).
O trecho acima é de Vidas Secas,
obra de Graciliano Ramos, Dele, e incorreto afirmar que:
a) marca-se por fatalismo
exagerado, em expressão como “o sertão ia pegar fogo”, que impede a
manifestação poética da linguagem.
b) prenuncia nova seca e relata a luta
incessante que os animais e o homem travam na constante defesa da
sobrevivência.
c) atinge um estado de poesia, ao pintar
com imagens visuais, em jogo forte de cores, o quadro da penúria da seca.
d) explora a gradação, como recurso
estilístico, para anunciar a passagem das aves a caminho do Sul.
e) confirma, no deslocamento das aves, a
desconfiança iminente da tragédia, indiciada pela “brancura das manhãs longas e
a vermelhidão sinistra das tardes”.
3-O
trecho a seguir faz uma demonstração clara de quem era Fabiano. Assinale a
opção que está em desacordo com o que é mostrado nesse trecho:
“Vivia longe dos homens, só se dava bem
com animais. Os seus pés duros quebravam espinhos e não sentiam a quentura da
terra. Montando, confundia-se o cavalo, guardava-se a ele. E falava uma
linguagem cantada, monossilábica e gutural, que o companheiro entendia. A pé,
não se aguentava bem. Pendia para um lado, para o outro lado, cambaio, torto e
feio. Às vezes, utilizava nas relações com as pessoas a mesma língua com que se
dirigia aos brutos – exclamações, onomatopeias. Na verdade falava pouco.
Admirava as palavras compridas e difíceis da gente da cidade, tentava
reproduzir algumas, em vão, mas sabia que elas eram inúteis e perigosas”
(Graciliano Ramos, Vidas Secas)
a) O cavalo e Fabiano se confundiam.
Fabiano sentia-se um bicho, afirmava ser um bicho, orgulhava-se de ser bicho.
b) Os pés de Fabiano são descritos de
tal forma que podemos imaginar os cascos de um cavalo.
c) O medo que Fabiano tinha das palavras
era justificável. Foi por não saber usá-las que o soldado amarelo o prendeu e
maltratou de tal forma que ele foi preso.
d) Fabiano tinha inveja de
seu Tomás da Bolandeira, porque seu Tomás sabia usar as palavras. Temia não
saber usá-las porque os meninos estavam crescendo e ficando perguntadores.
e) Fabiano até tentava reproduzir as
palavras das gentes da cidade, porém tinha medo delas, porque as reproduzia sem
ter conhecimento do seu significado.
4-Subjetivismo,
valorização do inconsciente e do subconsciente, busca do vago, do diáfano,
musicalidade, sugestão são características da poesia:
a) romântica.
b) barroca.
c) árcade.
d) simbolista.
e) parnasiana.
5-Indique
a única alternativa que apresenta os valores da estética simbolista:
a) A lógica, o mistério e a sensibilidade.
b) A intuição, a ciência e a sonoridade.
c) O ilógico, o simbolismo e o científico.
d) A intuição, a musicalidade e a espiritualidade.
e) A evidência, a coerência e o simbólico.
6-Em
1943, o encenador polonês Ziembinski leva ao palco do Teatro Municipal do Rio
de Janeiro a segunda peça de Nelson Rodrigues, Vestido de Noiva. Tomando como
referência essa obra e o contexto em que ela se insere, analise as afirmações
abaixo e conclua colocando V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas:
( ) ‘Vestido
de Noiva’ deu continuidade às conquistas estéticas do teatro moderno
brasileiro, representando a terceira fase do movimento.
( ) A peça
de Nelson Rodrigues inova na esfera do conteúdo, mas, do ponto de vista formal,
mantém a mesma estrutura dos dramas que fizeram sucesso no Brasil até então.
( )
Conflitos familiares e disputas amorosas entre irmãos são uma constante na obra
de Nelson Rodrigues, não sendo exceção o caso de ‘Vestido de Noiva’.
( ) A
personagem Madame Clessi constitui um símbolo do desvio de conduta da moral
burguesa, algo que compõe a fantasia da protagonista Alaíde.
( ) Ao
final da peça, Pedro escandaliza toda a sociedade carioca, casando-se,
simultaneamente, com as duas irmãs, Alaíde e Lúcia, que surgem em cena vestidas
de noiva.
a) VVVFF
b) VFVFV
c) FVVVF
d) FFFVF
e) FFVVF
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