quinta-feira, 17 de novembro de 2011

EXERCÍCIO 3ª FASE UEPA-UFPA


1-(IELUSC) Texto para próxima questão.

Tinham deixado os caminhos, cheios de espinho e seixos, fazia horas que pisavam a margem do rio, a lama seca e rachada que escaldava os pés [...]
[Sinha Vitória] distraiu-se olhando os xiquexiques e os mandacarus que avultavam na campina. Um mormaço levanta-se da terra queimada.
Estremeceu, lembrando-se da seca, o rosto moreno desbotou, os olhos pretos arregalaram-se (Graciliano Ramos, Vidas Secas).

Assinale a alternativa INCORRETA:

a) Apesar de as personagens da história viverem no sertão nordestino, boa parte da trama se passa em São Paulo, que é o destino da maioria dos retirantes.
b) Focaliza uma família de retirantes que vive numa espécie de mudez introspectiva, em precárias condições físicas e num estado degradante de condição humana.
c) O autor descreve a realidade a partir da visão amarga do sertanejo, associando a psicologia das personagens com as condições naturais e sociais em que estão inseridas.
d) É um romance desmontável, tendo em vista sua composição descontínua, feita de episódios relativamente independentes e sequências parcialmente truncadas.
e) Algumas das personagens são: Sinha Vitória, Fabiano, Baleia, Soldado Amarelo.

2-(Puc) Leia o trecho abaixo e responda:

“O mulungu do bebedouro cobria-se de arribações. Mau sinal, provavelmente o sertão ia pegar fogo. Vinham em bandos, arranchavam-se nas árvores da beira do rio, descansavam, bebiam e, como em redor não havia comida, seguiam viagem para o Sul. O casal agoniado sonhava desgraças. O sol chupava os poços, e aquelas excomungadas levavam o resto da água, queriam matar o gado. (…) Alguns dias antes estava sossegado, preparando látegos, consertando cercas. De repente, um risco no céu, outros riscos, milhares de riscos juntos, nuvens, o medonho rumor de asas a anunciar destruição. Ele já andava meio desconfiado vendo as fontes minguarem.  E olhava com desgosto a brancura das manhãs longas e a vermelhidão das tardes (…)” (Vida Secas).

O trecho acima é de Vidas Secas, obra de Graciliano Ramos, Dele, e incorreto afirmar que:

a) marca-se por fatalismo exagerado, em expressão como “o sertão ia pegar fogo”, que impede a manifestação poética da linguagem.
b) prenuncia nova seca e relata a luta incessante que os animais e o homem travam na constante defesa da sobrevivência.
c) atinge um estado de poesia, ao pintar com imagens visuais, em jogo forte de cores, o quadro da penúria da seca.
d) explora a gradação, como recurso estilístico, para anunciar a passagem das aves a caminho do Sul.
e) confirma, no deslocamento das aves, a desconfiança iminente da tragédia, indiciada pela “brancura das manhãs longas e a vermelhidão sinistra das tardes”.

3-O trecho a seguir faz uma demonstração clara de quem era Fabiano. Assinale a opção  que está em desacordo com o que é mostrado nesse trecho:

“Vivia longe dos homens, só se dava bem com animais. Os seus pés duros quebravam espinhos e não sentiam a quentura da terra. Montando, confundia-se o cavalo, guardava-se a ele. E falava uma linguagem cantada, monossilábica e gutural, que o companheiro entendia. A pé, não se aguentava bem. Pendia para um lado, para o outro lado, cambaio, torto e feio. Às vezes, utilizava nas relações com as pessoas a mesma língua com que se dirigia aos brutos – exclamações, onomatopeias. Na verdade falava pouco. Admirava as palavras compridas e difíceis da gente da cidade, tentava reproduzir algumas, em vão, mas sabia que elas eram inúteis e perigosas” (Graciliano Ramos, Vidas Secas)

a) O cavalo e Fabiano se confundiam. Fabiano sentia-se um bicho, afirmava ser um bicho, orgulhava-se de ser bicho.
b) Os pés de Fabiano são descritos de tal forma que podemos imaginar os cascos de um cavalo.
c) O medo que Fabiano tinha das palavras era justificável. Foi por não saber usá-las que o soldado amarelo o prendeu e maltratou de tal forma que ele foi preso.
d) Fabiano tinha inveja de seu Tomás da Bolandeira, porque seu Tomás sabia usar as palavras. Temia não saber usá-las porque os meninos estavam crescendo e ficando perguntadores.
e) Fabiano até tentava reproduzir as palavras das gentes da cidade, porém tinha medo delas, porque as reproduzia sem ter conhecimento do seu significado.

4-Subjetivismo, valorização do inconsciente e do subconsciente, busca do vago, do diáfano, musicalidade, sugestão são características da poesia:

a) romântica.
b) barroca.
c) árcade.
d) simbolista.
e) parnasiana.

5-Indique a única alternativa que apresenta os valores da estética simbolista:   

a) A lógica, o mistério e a sensibilidade.
b) A intuição, a ciência e a sonoridade.
c) O ilógico, o simbolismo e o científico.
d) A intuição, a musicalidade e a espiritualidade.
e) A evidência, a coerência e o simbólico.

6-Em 1943, o encenador polonês Ziembinski leva ao palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro a segunda peça de Nelson Rodrigues, Vestido de Noiva. Tomando como referência essa obra e o contexto em que ela se insere, analise as afirmações abaixo e conclua colocando V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas:         

(   ) ‘Vestido de Noiva’ deu continuidade às conquistas estéticas do teatro moderno brasileiro, representando a terceira fase do movimento.   

(   ) A peça de Nelson Rodrigues inova na esfera do conteúdo, mas, do ponto de vista formal, mantém a mesma estrutura dos dramas que fizeram sucesso no Brasil até então.

(    ) Conflitos familiares e disputas amorosas entre irmãos são uma constante na obra de Nelson Rodrigues, não sendo exceção o caso de ‘Vestido de Noiva’.         

(     ) A personagem Madame Clessi constitui um símbolo do desvio de conduta da moral burguesa, algo que compõe a fantasia da protagonista Alaíde.         

(    ) Ao final da peça, Pedro escandaliza toda a sociedade carioca, casando-se, simultaneamente, com as duas irmãs, Alaíde e Lúcia, que surgem em cena vestidas de noiva.

a) VVVFF
b) VFVFV
c) FVVVF
d) FFFVF
e) FFVVF
1A 2A 3D 4D 5D 6C 

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