quarta-feira, 23 de novembro de 2011

1ª FASE-PROCEL-PRISE


1-Leia este soneto de Manuel Maria Barbosa du Bocage.

Já se afastou de nós o Inverno agreste
Envolto nos seus úmidos vapores;
A fértil Primavera , a mãe das flores
O prado ameno de boninas veste :
Varrendo os ares o sutil nordeste
Os torna azuis : as aves de mil cores
Adejam entre Zéfiros, e Amores,
E torna o fresco Tejo a cor celeste ;
Vem, ó Marília, vem lograr comigo
Destes alegres campos a beleza,
Destas copadas árvores o abrigo :
Deixa louvar da corte a vã grandeza:
Quanto me agrada mais estar contigo
Notando as perfeições da Natureza!
Entre as afirmações abaixo, a única que NÃO contempla características quanto ao estilo e ao conteúdo do soneto transcrito, é:

(A) Trata-se de um poema em que se manifestam as convenções do Arcadismo .
(B) O texto atende às normas estabelecidas pelo classicismo greco-latino.
(C) A contemplação da natureza remete para certa ênfase erótica.
(D) Paz e harmonia são elementos presentes no texto, em destaque.
(E) A natureza aparece, no poema, como mediadora da relação amorosa.
2-(UEPA- 2008)Leia os versos abaixo.

“Quem deixa o trato pastoril, amado,
Pela ingrata civil correspondência,
Ou desconhece o rosto da violência,
Ou do retiro a paz não tem provado."

Ainda é corrente entre nós a vontade de sair da vida agitada da cidade para o campo, sob a alegação de que nela não podemos viver em paz. Tal ideia, propagada sobretudo a partir do século XVIII, marcou diversas culturas do Ocidente. Nos versos acima, Cláudio Manoel revela a mesma ideia apoiado no seguinte lema latino:

a) Inutilia Truncat
b) Carpe Diem
c) Aurea Mediocritas
d) Locus Amoenus
e) Fugere Urbem

3-(UEPA-2008) Leia com atenção a seguinte fala do personagem central de O Velho da Horta, de Gil Vicente. Ele se dirige à Branca Gil.

“O caso é: Sobre meus dias,
em tempo contra razão,
veio amor sobre tenção,
e fez de mim outro Mancias*
tão penado
que de muito namorado
creio que me culpareis
porque tomei tal cuidado;
e do velho destampado
zombareis.”

*trovador ibérico extremamente apaixonado

Pelo que se depreende da leitura, o receio do velho, relativamente à opinião de Branca Gil sobre si próprio, demonstra que tanto na Idade Média, como hoje, não é comum se aceitar em nossa cultura:

a) o namoro entre pessoas de idades muito diferentes.
b) a prática do adultério.
c) o relacionamento entre judeus e não judeus.
d) o empréstimo de dinheiro a juros.
e) a paixão descontrolada.

4-(UEPA-2008) Desde o Período Colonial, as diferenças culturais entre europeus e africanos têm produzido comentários hostis. Assinale os versos de Gregório de Matos Guerra em que se verifica essa postura agressiva do branco em relação ao negro, ou ao mestiço.

a) “Os brancos aqui não podem
mais que sofrer e calar.”

b) “Querem-me aqui todos mal,
e eu quero mal a todos;
eles e eu, por nossos modos,
nos pagamos tal por tal”.

c)“Anjo no nome, Angélica na cara,
Isso é ser flor e Anjo juntamente”,

d)“Terra tão grosseira e crassa,
que a ninguém se tem respeito,
salvo quem mostra algum jeito
de ser mulato”.

e) “Que homem pode haver tão paciente,
que vendo o triste estado da Bahia,
não chore, não suspire e não lamente”.

5-(UEPA-2010) Do ponto de vista técnico, é correto afirmar sobre a farsa O Velho da Horta, de Gil Vicente:

a) utiliza a língua espanhola e a portuguesa nos diálogos.
b) assinala o tempo com informações precisas, evitando dúvidas sobre o seu fluxo.
c) mantém a tradição do classicismo antigo na elaboração de um herói destruído pelos
deuses que determinam o seu destino.
d) fixa as ações dos personagens em um espaço reduzido.
e) elabora personagens psicologicamente bem desenvolvidos, como é o caso da Moça por quem o velho se apaixona.

6-(UEPA-2010) Cláudio Manuel da Costa descreve uma técnica usada no processo da mineração do ouro nos versos:

a) “As diferentes formas do trabalho,
Com que o sábio mineiro entre o cascalho
Busca o loiro metal; e com que passa
Logo a purificá-lo a escassa
Tábua ou canal do liso bulinete*;”
*calha usada para lavagem do ouro
b) “Vê-se outro mineiro, que se ocupa
Em penetrar por mina o duro monte”
c) ”Entre serras estoutro* (mineiro) vai
buscando
As betas de ouro; aquele vai trepando
Pelo escabroso monte, e as águas guia
Pelos canais, que lhe abre a pedra fria”
* este outro
d) “Este é o rio, a montanha é esta,
Estes os troncos, estes os rochedos;”
e) “Leve pois a fortuna os seus favores;
Eu os desprezo já; porque é loucura
Comprar a tanto preço as minhas dores:”

GABARITO
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